O BAGHAVAD-GITA





A primeira vez que o Bhagavad Gita foi narrado pelo Senhor Brahma ao Deus do Sol, que narrou para seu filho Manu, que narrou para seu filho e assim sucessivamente:
.

O conhecimento védico foi proferido pelo Senhor Supremo e ouvido primeiramente por Bhahma, o primeiro ser vivo criado dentro do universo, que ensinou ao Deus do Sol. Então o Deus do Sol ensinou a seu filho Vaivasvata Manu (o sétimo Manu) que ensinou a seu filho Maharaja Iksvaku, que ensinou a seu filho, e assim sucessivamente.



A segunda vez o Bhagavad Gita foi Narrado pelo Senhor Krsna a Arjuna na Batalha de Kuruksetra:
.

As Literaturas Védicas também são ensinadas nos planetas superiores, conforme se refere no Bhagavad-Gita 4.1, a respeito dos ensinamentos transmitidos através de sucessão discipular, como foi feito pelo Deus o Sol a seu filho Manu e por Manu a Maharaja Iksvaku.
.

Há 14 Manus em um dia de Brahma e o Manu aqui referido é o sétimo Manu, que é um dos prajapatis (aqueles que criam progênie), e filho do Deus do Sol. Ele é conhecido como Vaivasvata Manu.
.

Ele teve 10 filhos: Maharaja Iksvaku, Nabhaga, Drhsta, Saryati, Narisyanta, Nibhaga, Dista, Karusa, Prsadhra e Vasuman.




Maharaja Iksvaku aprendeu também a Bakti-yoga, como é ensinada no Bhagavad-Gita, de seu pai Vaivasvata Manu, que a obteve de seu Pai o Deus do Sol.
.

Mais tarde o ensinamento do Bhagavad-Gita desceu através de sucessão discipular a partir de Maharaja Iksvaku... mas no correr do tempo, a corrente foi rompida por pessoas inescrupulosas e o conhecimento teve que ser ensinado novamente a Arjuna no campo de batalha de Kuruksetra, pelo próprio Senhor Krsna.
.

Assim, todas as escrituras védicas são correntes desde o início da criação do mundo material, desse modo as literaturas védicas são conhecidas como apauruseya (não feitas pelo homem).

Um comentário:

  1. Lindo.
    Gratidão este poste significo muito para mim.
    Estava precisando saber quem era Maharaja.
    Caiu do céu.
    Obrigada
    RovaniFerreira SIM

    ResponderExcluir