O REENCONTRO DO SENHOR RAMA COM SUA MÃE


Ao adentrar no palácio, ele ofereceu reverências a todas as mães, incluindo Kalkeyi e as outras esposas de Maharaja Dasaratha, e especialmente à sua própria mãe, Kausalya. Ofereceu, também, reverências aos preceptores espirituais, tais como Vasistha. Amigos de sua própria idade e amigos mais jovens adoraram-no., e ele respondeu às suas respeitosas reverências, e essa mesma atitude foi também tomada por Laksmanana e Sitadevi. Dessa maneira, todos eles entraram no palácio.

Ao verem seus filhos, as mães de Ramacandra, Laksmana, Bharata e Satrughna imediatamente levantaram-se, como corpos inconscientes que recuperam a consciência. As mães puseram seus filhos em seus colos e banharam-nos com lágrimas, aliviando-se assim do sofrimento causado pela longa separação.

O sacerdote e mestre espiritual familiar, Vasistha, providenciou para que o Senhor Ramacandra cortasse os cabelos e então se livrasse de suas mechas emaranhadas. Depois, com a cooperação dos membros mais velhos da família, ele realizou a cerimônia de banho (abhiseka) do Senhor Ramacandra, utilizado a água dos quatro mares e outras substâncias, do esmo modo que ela fora realizada para o rei Indra.

O Senhor Ramacandra, tendo se banhado e estando com sua cabeça raspada, vestiu-se com muito espero e estava decorado com uma guirlanda e jóias. Assim, ele brilhava refulgentemente, cercado por seus irmãos e esposa, que usavam roupas e adornos de padrão semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário