O APARECIMENTO DO SENHOR KRSNA



Em um tratado astronômico, denominado Khamanikva, há minuciosa descrição das constelações no momento do aparecimento do Senhor Krsna há 5 mil anos. Está confirmado que a criança que nasceu naquele momento auspicioso foi o Brahman Supremo.
Krsna foi concebido na família do rei Surasena, líder da dinastia Yadu, que governava o país conhecido como Mathura e também o distrito de Surasena. Mathura tornou-se a capital do reino dos Yadus, que eram pessoas nobres e possuiam boas qualidades.

Vasudeva, filho de Surasena, logo após o matrimônio com Devaki, estava indo para casa em sua quadriga com a esposa recém-casada. O pai de Devaki, conhecido como Devaka, contribuíra com um bom dote porque tinha muita afeição pela filha.
Como se afirma no Bhagavad-Gita - Cap.4 – Vs 6, 7 e 8 - Krsna descende a este mundo material simplesmente para proteger os piedosos e destruir os impiedosos.

O nascimento do Senhor não é semelhante ao do homem comum que é forçado a aceitar um corpo material de acordo com seus feitos passados. Ele aparece a seu bel prazer. Quando chegou o momento do aparecimento do Senhor, as constelações se tornaram muito auspiciosas. A influência astrológica da estrela conhecida como Rohini também predominava, porque essa estrela está sob a supervisão direto de Brahma. Segundo a constituição astrológica, além da situação apropriada das estrelas, há momentos auspiciosos e inauspiciosos causados pelas diferentes situações dos diferentes sistemas planetários. Na ocasião do nascimento de Krsna, os sistemas planetários entraram em uma conjunção harmoniosa para que tudo se tornasse auspicioso. Havia uma atmosfera de paz e prosperidade em todo o planeta, de leste a oeste. Podia-se ver estrelas auspiciosas no céu e havia sinais de boa fortuna sobre a Terra.


Vasudeva e sua esposa Devaki estavam presos no calabouço do palácio do malvado rei Kamsa, quando Devaki ficou grávida do seu 7º filho (os seis primeiros haviam sido assassinados por Kamsa). Quando Krsna apareceu para Vasudeva como uma criança maravilhosa que nascera como um bebê de quatro braços, segurando o búzio, a maça, o disco e a flor de lótus, decorado com a marca de Srivatsa, usando colar adornado com a pedra kaustubha, vestido em seda amarela, deslumbrante como uma brilhante nuvem negra, usando um elmo ornado com a pedra vaidurya, valiosos braceletes, brincos e outros ornamentos similares por todo seu corpo e muito muitos cabelos na cabeça. Vasudeva ficou maravilhado. Vasudeva desejava comemorar com uma grande festa mas lembrou-se que estava algemado dentro das paredes da prisão de Kamsa. Então agradeceu mentalmente e prostrou-se com as mãos postas começou a orar. Nesse momento Vasudeva encontrava-se em posição transcendental e libertou-se totalmente de todo o temor. O Senhor, após mostrar a Devaki e Vasudeva todas as suas encarnações como mãe e pai dele, ordenou-lhes que o levasse imediatamente para Gokula e o substituíssem pela filha que acabara de nascer de Yasoda. Após isso, o Senhor converteu-se numa criança comum e permaneceu em silêncio.

No momento em que Vasudeva tentava retirar-se com Krsna, nascia de Yasoda e Nanda Maharaja uma menina. Por ser ela Yogamaya, a interna do Senhor, pela influência dessa potência todos os residentes no palácio de Kamsa, especialmente os porteiros, foram dominados por um sono profundo, e todas as portas do palácio se abriram. A noite estava muito escura e enquanto Vasudeva levava Krsna em seu colo a escuridão da noite desapareceu (o Senhor Krsna é como a luz do sol, e onde quer que esteja, a energia ilusória, que é comparada à escuridão, não pode permanecer). Vasudeva pode ver tudo exatamente como se estivesse à luz do dia. Ao mesmo tempo trovejou no céu e caiu uma chuva torrencial. Enquanto Vasudeva levava seu filho Krsna debaixo da chuva, o Senhor Sesa, na forma de uma serpente, estendeu seu capelo sobre a cabeça de Vasudeva para que a queda da chuva não o dificultasse. Vasudeva alcançou as margens do rio Yamuna e viu que as águas bramiam onduladas e que toda a extensão do rio estava cheia de espuma. Ainda assim, o rio furioso abriu passagem para Vasudeva atravessar. Chegando ao outro lado Vasudeva dirigiu-se à casa de Nanda Maharaja, situada em Gokula, onde encontrou todos dormindo profundamente. Ele aproveitou a oportunidade para entrar silenciosamente na casa de Yasoda, e sem dificuldade trocou seu filho pela menina que acabara de nascer, retornando ao palácio de Kamsa e em silêncio colocou a menina no colo de Devaki. Vasudeva se algemou novamente para que Kamsa não pudesse perceber que algo tinha acontecido.

Yasoda compreendeu que havia dado à luz uma criança, mas como estava muito cansada ela dormiu profundamente. Quando despertou, não pode se lembrar se dera à luz um menino ou uma menina.
Embora Krsna fosse filho de Vasudeva e Devaki, Vasudeva não pode apreciar a cerimônia natalícia de seu filho por causa das atividades atrozes de Kamsa, mas Nanda Maharaja, pai adotivo de Krsna, celebrou com muita alegria. Conforme o costume védico, ele chamou os astrólogos e brahmanes eruditos para que eles executassem a cerimônia. Quando uma criança nasce, os astrólogos calculam o momento do nascimento e fazem o horóscopo da vida futura da criança.

Outra cerimônia que se realiza depois do nascimento da criança: todos os membros da família tomam banho, purificam-se e se decoram com ornamentos e guirlandas; depois eles se apresentam perante a criança e os astrólogos para ouvir as predições astrológicas sobre a vida futura da criança. Todos os brahmanes que estavam ali reunidos cantavam mantras auspiciosos, conforme os rituais, enquanto músicos executavam canções para festejar o nascimento da criança. Nessa cerimônia todos os semideuses, bem como os antepassados da família, também são adorados. Nanda Maharaja distribuiu aos brahmanes 200 mil vacas bem decoradas e ornamentadas. Ele deu também montanhas de grãos decorados com roupas bordadas a ouro e muitas jóias.

Todos os brahmanes reunidos nessa cerimônia começaram a cantar diferentes tipos de mantras védicos (suta, magadha, vandi e virudavali) para invocar a boa fortuna para a criança. Acompanhando esse cantar dos mantras, músicos cantavam e tocavam cornetas e símbalos que soavam na parte de fora da casa. Nessa ocasião, podia-se ouvir as alegres vibrações em todos os campos e pastagens e em todas as casas. Dentro das casas eram salpicadas água perfumada e até mesmo nas estradas e ruas. Os tetos e telhados de todas as casas estavam ornamentados com diferentes tipos de bandeiras, festões e folhas verdes. Os pastos enfeitados com folhas verdes e flores. Todas as vacas e bezerros foram untados com uma mistura de óleo, açafrão e minerais vermelhos, barro amarelo e manganês azul. Eles usavam guirlandas e penas de pavões e estavam cobertos com belas mantas coloridas e colares de ouro. Todos os habitantes das redondezas incluindo os pastores de vacas, vestiam-se com roupas caríssimas e se enfeitavam com diferentes tipos de brincos e colares e usavam grandes turbantes sobre suas cabeças. Eles também levaram vários presentes e se dirigiram alegremente para a casa de Nanda e Yasoda. Todas as mulheres também se vestiram com roupas lindíssimas e caras e jóias e untaram-se de cosméticos perfumados.
Da mesma forma as gopis (pastoras de vacas) passaram pó de kurkuma em suas faces de lótus. Sobrecarregadas com seus pesados quadris e seios volumosos, as gopis não foram capazes de se dirigir para a casa de Nanda Maharaja com rapidez, mas devido ao amor extático que sentiam por Krsna elas prosseguiram tão rapidamente quanto puderam. Suas orelhas estavam decoradas com brincos de pérolas; seus pescoços estavam decorados com medalhões de ouro e pedras preciosas; nos lábios e olhos usavam diferentes tipos de batons e cajais; em suas mãos usavam lindas pulseiras douradas. À medida em que caminhavam apressadamente, as flores e guirlandas que decoravam seus corpos caíam pelo chão e parecia que choviam flores do céu. Devido aos movimentos dos diferentes tipos de enfeites que ornamentavam seus corpos, elas pareciam ainda mais belas.

Logo que chegaram à casa de Nanda e Yasoda, elas abençoaram a criança: “Querido Krsna, viva por muitos anos para poder nos proteger!”. Enquanto abençoavam a criança dessa maneira, elas ofereram-lhe uma mistura de pó de açafrão com óleo, iogurte, leite e água, a qual borrifaram não só no corpo de Krsna, mas também em todas as pessoas que estavam presentes. Ao verem o divertimento das pastoras de vacas (gopis)), os pastores de vaca (gopas) ficaram muito entusiasmados e, em resposta, também começaram a atirar aquela mistura uns nos outros. Nanda Maharaja ficou muito feliz com o divertimento e generosamente deu de presente aos cantores e músicos que ali estavam tocando e cantando versos e mantras dos Upanisads e dos Puranas. Nanda Maharaja deu-lhes diferentes tipos de roupas, jóias e vacas em caridade (é importante frisar o quanto eram abastados os habitantes de Vrindavana que simplesmente criavam vacas naquela Era). Os pastores de vacas pertenciam à comunidade dos vaisva, e sua ocupação consistia em proteger as vacas e cultivar grãos e outros legumes. Possuíam uma abundância tal de tipos variados de produtos lácteos e sua riqueza provinha do leite, iogurte, manteiga, queijos e outros produtos lácteos, e como negociassem com seus produtos agrícolas, eles tinham grande abundância de roupas, ornamentos e muitas jóias. Eles não apenas possuíam como também podiam dá-las em caridade, tal como o fez Nanda Maharaja.

Assim, Nanda Maharaja, o pai adotivo de KRSNA, começou a satisfazer os desejos de todos ali reunidos. Os brahmanes eruditos, que não tinham outra fonte de renda, dependendo completamente das comunidades vaísva e ksatriva para sua subsistência, e recebiam presentes em ocasiões festivas, tais como aniversários, nascimentos e casamentos.

Enquanto adorava o Senhor Visnu e tentava satisfazer todas as pessoas presentes nessa ocasião, Nanda Maharaja só desejava que o menino KRSNA recém-nascido fosse feliz. Nanda Maharaja ignorando que esse menino era a Origem de Visnu, orava a Este para que O protegesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário