Garbhodakasayi Visnu é a fonte da Superalma



O Bhagavatam relata a descrição de como o Universo foi criado Inclui também a discussão entre Narada e Brahma, uma enumeração das encarnações de Visnu. Para a proteção de todos os mundos, a Suprema Personalidade de Deus, que é o não nascido e sem começo e sem fim, expande-se em cada dia de Brahma (um dia de Brahma dura 4.320.000 anos) criando assim, em seqüência progressiva, a começar da fase imanifesta da natureza material. Outros tópicos incluem os movimentos sutis e grosseiros do tempo, a geração do lótus proveniente do umbigo de Garbhodakasaya–Visnu e a matança do demônio Hiranyaksa, quando a Terra foi retirada do oceano Garbhodaka.

O Srimad Bhagavatam apresenta uma descrição elaborada dos continentes, regiões, oceanos, montanhas e rios da terra; a disposição da esfera celeste e as condições encontradas nas regiões subterrâneas e inferiores. Também descreve a criação dos semideuses, animais e todas as espécies inclusive demoníadas. O Bhagavatam narra também as histórias de Ilá e Tara, a descrição dos descendentes do Deus do Sol, e o nascimento de Shiva-Rudra, sobre as diversas expansões da Deusa da Fortuna; o aparecimento de Sarayamabhuva Manu, proveniente do Ísvara–metade homem e metade mulher. Relata também o o aparecimento da primeira mulher, Satarupa, que era a excelente consorte de Manu e a descendência das esposas de Prajapati Kardama.

O Srimad Bhagavatam conta também as epopéias e passatempos das diversas encarnações do Senhor Visnu, dentre eles o Advento de Krsna, Ramacandra(um resumo da epopéia Ramayana), Dhanvantari (O pai do Ayurveda), Kurma(a encarnação como Tartaruga), Nrsimhadeva (a encarnação Leão) especificados no final deste blogger.

Fala também sobre a vida de Semideuses, homens santos que alcançaram a liberação e muitas vitórias através de sua devoção a Suprema Personalidade de Deus.

Relata ainda acontecimentos e predições das eras de Satya-Yuga, Dvapara-Yuga, Tetra-Yuga e Kaly-Yuga, descrevendo também o aparecimento do Senhor na sua encarnação de Kalki no final da era de Kaly.

2 comentários:

  1. Vc acha mesmo que "deus"seria uma personalidade?
    Desculpa ,mas essa n dá pra engolir.Uma simples pessoa ñ pode se reduzir a uma personalidade,que dirá ParaBrahma o absoluto!
    Persona é máscara e é pessoal e o Absoluto é absolutamente Impessoal.
    Na verdade essa "idéia" inventada pelo célebre deturpador-mor do hinduísmo,empregado de 2 desonestos empresários judeus novaiorquinos mais conhecido como "suami Preocupada"p/ os intimos.é verdade que ele tem o (de)- 'mérito'de ter "ajudado" a divulgar o hinduísmo no ocidente,embora da forma mais ignorante,deturpada e repressora possível!
    Mais uma vez ñ me desculpe mas eu ainda sô mais Viasa,Kapila,Goraksha Natha,Matsyandra Natha,as escolas da Cashemira,Yvengar,Georg Feurstein,Caio miranda,Bhajan,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ignorância do ser humano se estampa no conceito de que a pessoa é o corpo material que a reveste. Entretanto o Srimad Bhagavatam atesta que a alma espiritual, é a verdadeira pessoa e o corpo de qualquer criatura, seja humano ou não é apenas um veículo material perecível. Então tudo o que é espiritual é pessoal. Eu sou uma alma espiritual, portanto sou pessoal, então Deus sendo a alma espiritual Suprema, Ele é a Pessoa Suprema e Seu aspecto impessoal se manifesta como uma refulgência transcendental que emana do Seu próprio corpo ESPIRITUAL e TRANSCENDENTAL. Os três aspectos da Verdade Absoluta é o Brahmam impessoal, o Paramatma localizado e Bhagavan a Suprema Personalidade de Deus. Swami Prabhupada não deturpou nada. Ele trouxe ao mundo a lucidez das escrituras védicas de forma clara e objetiva que só pode ser compreendido por aqueles que se aproximam da literatura védica da forma correta, ao abrigo de um mestre espiritual fidedígno, com o coração manso e humilde. O verdadeiro impersonalista é uma pessoa dotada de bondade em seu coração. Isto foi demonstrado por Pracashananda Sarasvati, mestre impersonalista, que recebeu com amor e respeito o Senhor Caitanya Mahaprabhu que é o mestre espiritual de Swami Prabhupada.Ao chamar Srila Prabhupada de desoneste e judeu, você desonra o verdadeiro significado da vida de um impersonalista demonstrado por Pracashananda Sarasvati que é o cultivo do amor, da compaixão, da compreensão tão requerida a perfeição da vida. O primeiro sintoma de ignorância é não aceitar o direito do próximo de escolher o seu caminho. Tanto o caminho impessoal quanto o caminho pessoal são bons. Quem quiser imergir na refulgência impessoal do Senhor deverá seguir o caminho dos verdadeiros mestres do impersonalismo, aqueles que não ofendem ninguém e pregam pelo exemplo. Quem quiser desfrutar da companhia pessoal do Senhor deve seguir um mestre personalista, que também não ofendem ninguém e pregam pelo exemplo. Os que ofendem e tentam converter pela convicção odiosa que tem no coração, em verdade, é um pobre coitado perdido, mal orientado, sem patamar seguro que não sabe o que é austeridade. Austeridade é algo muito raro e difícil e começa pelo amor ao próximo. Swami Prabhupada não é um ignorante deturpador e repressor, ele mostrou de forma clara que Deus é acintya beda beda tattva possui igualdade e diferenças simultâneas, assim sendo Deus é tanto impessoal quanto pessoal ao mesmo tempo. Destituir um ou outro aspecto do Senhor Supremo é dizer que Deus é tudo menos um e isto é ignorância, por isso suas palavras são ásperas.

      Excluir